Foi por causa dos aviões que o World Trade Center caiu? Passaram sete anos desde a tragédia, mas devem ser necessários outros tantos para termos a resposta.
Cientistas citados pela agência Graphic News acreditam já saber como foi possível que o World Trade Center caísse apenas com o impacto de dois aviões comerciais. Alterações moleculares na estrutura terão causado a fragilidade que o levou a não resistir. Um recente relatório do National Institute of Standards and Technology dos EUA também procura respostas. Por que é que o edifício WTC7, que não foi atingido por nenhum avião, caiu? Por causa de incêndios fora de controlo, que provocaram um aumento de temperatura intenso e prolongado que fez a estrutura ruir. Os destroços de uma das torres terão incendiado parte do WTC7, um arranha-céus que ficava a uma distância equivalente a um campo de futebol... Shyam Sunder, investigador principal da equipa, admitiu: "É a primeira vez que temos conhecimento de um edifício com mais de 15 andares (47, neste caso) que cai, basicamente, devido a incêndios." No site Bay Area Indy Media, um artigo cita uma associação mundial de estrangeiros e arquitectos: o relatorio é "contrário a todas as provas históricas, visuais e físicas". O arquitecto Richard Gage afirma que "os nossos engenheiros estão a preparar uma resposta técnica. Na história dos edifícios com estrutura de metal, nenhum arranha-céus caiu por causa de fogos. Mesmo com incêndios mais quentes, espalhados e prolongados". O engenheiro de estruturas Kaml Obeid concorda. "Nada disto esclarece porque é que a destruição do WTC7 e das Torres Gémeas foi tão rápida, simétrica e produziu tanto betão pulverizado. O fogo em arranha-céus com estrutura de aço não pode levar a que caiam como castelos de cartas. Os incêndios só atingiram os pisos superiores, e apenas arderam durante três anos."
ALTERAÇÃO MOLECULAR DESTRUIU WORLD TRADE CENTER
Cientistas descobriram que o World Trade Center caiu depois do ataque terrorista do 11 de Setembro (2001) por causa de uma até agora desconhecida alteração molecular na estrutura de aço. Flutuações magnéticas ao nível do átomos causaram alterações fundamentais na força de aço.
AÇO TEM DUAS ESTRUTURAS PRINCIPAIS DE CRISTAL
1. Aço-alfa: Magnético, rígido e estável. O aço fica mais mole e perde força acima dos 500º - não derretendo.
Carbono retirado dentro de uma estrutura de cristal reforça o aço.
Núcleo estrutural feito de aço com percentagens baixas de carbono.
2. 500-911ºC: Propriedades magnéticas das moléculas do aço mudam
Aço-gama: Átomos de carbono dissolvem-se facilmente dentro e fora da estrutura de cristal.
3. Aço-gama: Não magnético, mole e maleável. A transição do aço-alfa para aço-gama começa acima dos 500º. As alterações causam amolecimento e colapso da estrutura de aço.
Baseado em Texto de: VASCO VENTURA
Sem comentários:
Enviar um comentário