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terça-feira, 4 de novembro de 2008

NA ESCOLA a pensar no trabalho


"Entram mais facilmente no mercado de trabalho. Mas fazer um curso profissional também lhes permite candidatar-se ao ensino superior.Na área em que estudaram ou noutra qualquer", explica Cristina Antão Soares, docente da Escola Profissional de Comunicação e Imagem, em Lisboa. A professora sublinha que no final do 9º ano "os estudantes ainda não têm bem a noção do que gostam. Quando terminam o curso profissional, estão mais maduros e experientes. Já têm um conhecimento concreto em relação à área que escolheram. Sabem o que pretendem da vida."

O ensino secundário regular será mais adequado "para os que são bons alunos e sabem exactamente o que querem. Procuram formações que não existem a nível técnico. Trabalham para ter notas muito altas e entrar, por exemplo, em engenharia ou veterinária numa faculdade específica. Em cursos de tipo mais científico."

Nas escolas profissionais, em contrapartida, a vivência prática que os jovens encontram leva a que ganhem consciência da vida real. "O ensino secundário regular não oferece essa simulação." Por exemplo, os alunos dos cursos profissionais de marketing aprendem a escrever comunicados de Imprensa, a criar a estratégia de uma empresa nessa área... Quando chega ao seu primeiro emprego sabem que os comunicados existem, o que são e que se utilizam nas organizações." Conseguem redigir um, ao contrário dos finalistas do secundário normal. Estes "desconhecem totalmente o que se faz na empresa."

Quando foi criado, o profissional era visto como o sistema "dos falhados. O dos alunos mais velhos, que tinham chumbado várias vezes. Hoje é uma opção para qualquer estudante, uma experiência que resultou ao longo dos anos. O Estado está a integrá-lo desde há dois anos nas escolas públicas do ensino secundário regular. Os representantes das escolas profissionais andaram, pelo país fora, a reunir-se com o Ministério da Educação. Nesses encontros, foram reformulados os programas oficiais, e transmitida a informação sobre o nosso modo de funcionamento".

Os cursos profissionais que o Governo tem criado desde então nas escolas públicas "ainda não têm, nem de longe, a qualidade das escolas profissionais privadas. Estas têm uma experiência de muitos anos. O espérito é completamente diferente". O ensino secundário regular, por sua vez, "está cada vez mais burocratizado", denuncia Armando Almas, professor de Filosofia e Psicologia desse sistema há 20 anos. Algo que, na sua opinião, não acontece no profissional. E cita o exemplo da Escola Profissional de Almada, onde "há uma formação de excelência. Nomeadamente pelo facto de empregar muitos ex-trabalhadores da Lisnave. Grande parte dos alunos saem de lá directamente para o mercado de trabalho." O docente refere outras situações: Há muitos estudantes do ensino regular que tinham imenso insucesso. Foram para uma escola profissional de hotelaria. Hoje, já estão a preparar-se para montar os seus próprios negócios."

Com uma maior aposta no profissional, o abandono dos estudos "poderá ser menor", considera Bento Oliveira, professor do ensino secundário no Colégio Amor de Deus Cascais (privado). Isto porque, defende, as escolas públicas clássicas "estão desfasadas da realidade, não leccionam o que interessa. E muitos desistem." Para ele, a anunciada apsta crescente do Estado no profissional "faz sentido. Não têm de escolher todos o ensino regular. Mas seria bom que todos terminassem a escolaridade obrigatória - cada vez mais se fala em prolongá-la até ao 12º ano. E, também, que soubessem fazer alguma coisa. Que tivessem uma ferramenta para entrar no mundo do emprego. Seria uma mais-valia para essas pessoas e para a sociedade".

A preparação mais fraca para os exames é a desvantagem que encontra no profissonal Célia Figueiredo, docente deste sistema desde a década de 1990. A professora concorda com a alargamento deste tipo de formação às escolas públicas, "desde que se estruture e planifique bem a divisão da matéria por módulos. Caso contrário, não resulta. Actualmente, surgem no profissional situações em que o estudante termina o período - ou mesmo o ano - e não tem nota numa disciplina, porque ainda lhe faltam, por exemplo, seis horas. Isso não funciona na cabeça do aluno".

Neste momento, os novos cursos profissionais estão a ser lecionados nas escolas públicas "por professores de carreira (e não por profissionais dessas áreas específicas, como costuma acontecer nas escolas profissionais privadas). Isso é feito para que os docentes completem o horário, com mais meia dúzia de horas no ensino profissional, na mesma escola onde já dão as aulas do secundário regular. Esta estratégia não confere a qualidade que existe nas escolas profissionais privadas", alerta Cristina Antão Soares. Mas com o investimento estatal que se prevê nos cursos profissionais públicos, no que toca aos equipamentos e a outras áreas, "mais tarde ou mais cedo as coisas vão mudar. Talvez o Estado aprenda, e coloque docentes que só leccionam no profissional e professores que apenas ensinam no regular". Se isso não acontecer, "não vai haver diferença entre o ensino público regular e o público profissional". Esse contraste não existirá "se não se contratarem professores especializados para o profissional. Um docente pode investir na sua formação, tirar uma pós-graduação na área em que vai leccionar... Mas não o fará se só for dar meia dúzia de horas, sem saber se vai voltar a ser destacado para esse trabalho no ano seguinte".



MUNDOS DIFERENTES



A formação teórica e a preparação para os exames são as grandes vantagens do ensino secundário regular. Mas neste momento, para muitos, a prática oferecida pelo profissional parece ser mais importante.



ENSINO PROFISSIONAL




  • Formação mais prática

  • Alia a qualificação profissional à formação escolar

  • É estimulado o trabalho em equipa

  • São feitos projectos reais e concretos desde o primeiro ano

  • Maior facilidade em conseguir emprego

  • Existência de estágios

  • Ensino dirigido às necessidades das empresas

  • Expectativas dos alunos e candidatos ao mercado de trabalho são mais de acordo com o que as futuras funções lhes podem oferecer

  • As disciplinas práticas são, normalmente, ministradas por profissionais vindos do mercado de trabalho

  • Este sistema ajuda a reduzir o abandono do ensino

  • A preparação para exames e testes teóricos não é tão eficaz como a prática

  • É encarado por alguns pais e alunos como um sistema de recurso

  • A estruturação por módulos torna-se confusa; leva a que o final de um período não signifique o final da disciplina

ENSINO SECUNDÁRIO REGULAR



  • Não existe qualificação profissional

  • Não existem projectos virados para a realidade do mercado de trabalho

  • Não há, normalmente, ligação com empresas

  • Dificuldade em conseguir emprego

  • Inexistência de estágios

  • Preparação prática muito reduzida

  • Preparação teórica mais sólida

  • Sistema mais variado para a frequência do ensino universitário

  • Taxas de abandono elevadas

  • Ensino mais formal e burocratizado

  • O trabalho de equipa não assume uma importância tão grande

ESPALHADAS PELO PAÍS


Algumas escolas de várias regiões do País, membros da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO)



  1. CMCD - Escola Profissional da Rala de Idanha-a-Nova : Tel - 277 208 027

  2. Escola Profissional Cândido Guerreiro - Alte, Loulé : Tel - 289 478 663/8

  3. EPAVE - Escola Profissional do Alto Ave - Braga : Tel - 253 203 860

  4. EPCE - Escola Profissional de Comércio Externo - Porto : Tel - 222 076 800

  5. Escola Profissional Arqueologia - Porto : Tel - 255 531 532

  6. Escola Profissional Alto Lima Arcos de Valdevez Ponte da Barca Ponte de Lima : Tel - 258 520 320

  7. EPROMAT - Escola Profissional de Matosinhos : Tel - 229 377 720

  8. ETPC - Escola Técnica Profissional Catanhede : Tel - 231 429 717

  9. Escola Profissional Atlântico - Funchal : Tel - 291 232 401

  10. Escola Profissional da Fundação D. Maria Seixas Viseu : Tel - 289 478 663/8

  11. Escola Profissional da Mealhada : Tel - 231 209 920

  12. Escola Profissional da Moita : Tel - 212 800 600

  13. Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos Gafanha da Boa Hora : Tel - 229 377 720

  14. Escola Profissional de Capelas - Ponta Delgada : Tel - 296 298 220

  15. Escola Profissional de Teatro de Cascais : Tel - 214 646 150

  16. ESPROSER - Escola Profissional de Sernancelhe : Tel - 254 550 020

  17. Escola Profissional de Vila do Conde : Tel - 252 641 805

  18. Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Beira Litoral - Aveiro : Tel - 231 511 744

  19. Escola Profissional de Vouzela : Tel - 232 772 203

  20. Escola Profissional Ribeira Grande - S. Miguel, Açores

  21. Escola Profissional de Comunicação e Imagem Lisboa : Tel -213 515 770

  22. Escola Técnica Profissional do Ribatejo Alto dos Fornos 2025-502 Tremês : Tel - 243 479 845

  23. ETEPA - Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense Castelo Branco : Tel - 272 326 761


Baseado em Texto de: VASCO VENTURA

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