Este Blog é destinado à população em geral, com cariz meramente informativo relativamente a diversos temas de interesse público.

domingo, 16 de novembro de 2008

A Nova Casa de OBAMA


Obama é o primeiro afro-americano, Teddy Roosevelt foi o primeiro a andar de carro. E o outro Roosevelt - Franklin - foi o primeiro a entrar num avião.


Quem foi primeiro presidente norte-americano a quem foi tirada uma fotografia? James Polk, que governou os EUA entre 1845 e 1849. E, claro, toda a gente sabe quem vai ser o primeiro afro-americano a mandar na Casa Branca... Mas será que conhecem também o nome do primeiro líder daquele país que andou de automóvel? E que saiu da sua nação, mais concretamente para visitar o Panamá? A resposta é... Theodore Roosevelt (no poder de 1901 a 1909). O seu "homónimo", Franklin Roosevelt (mandatos de 1913 a 1945) foi, por sua vez, o primeiro a andar de avião.

Hoje, o nº 1600 da Avenida da Pensilvânia é um dos lugares mais modernos e equipados do Planeta, a todos os níveis possíveis e imagináveis. Com cinco chefes de cozinha a tempo inteiro, é capaz de dar jantar a 140 convivas ao mesmo tempo, e aperitivos a mais de 1000. E é tão grande que são necessários 2100 litros de tinta para cobrir toda a sua superfície externa.

Mas antes das eleições inovadoras e emocionantes do passado dia 4, outros pequenos acontecimentos, de importância discutível mas curiosos, marcaram a história da Casa Branca. A primeira primeira-dama a assumir o "cargo" depois de dar aulas a crianças deficientes auditivas, por exemplo, foi Grace Anna Godhue Coolidge. Ou seja, a mulher de Calvin Coolidge, cuja presidência terminou em 1929. E esta não foi a única primeira-dama a ter um pequeno mas relevante papel nos percalços e atribulações do passado. Em 1812, foi Dolley Payne Todd Madison quem salvou um precioso quadro de George Washington de ser destruído pelos soldados britânicos, durante a guerra. Ela era a mulher de James Madison.

E o que dizer de Edith Roosevelt, que ocupa a mesma "cadeira" na viragem do século? Casada com Theodore Roosevelt, geria as lides domésticas da Casa Branca ao mesmo tempo que tomava conta de seis crianças. Conhecia o futuro marido desde a infância. Era companheira de brincadeiras da irmã dele, Corinne. Mesmo assim, muitas voltas deu a vida até que Teddy e Edith unissem definitivamente os seus destinos. Antes disso, ele ainda foi casado com Alice Hathaway (o enlace aconteceu em 1880). Pouco depois, era já um jovem viúvo, com uma filha, também chamada Alice.

Casaram-se em Londres, em 1886. Nos anos seguintes, nasceram rapidamente Theodore, Kemit, Ethel, Archibald e Quentin.

Foi uma tragédia que levou os Roosevelt à Casa Branca, 11 dias depois do assassinato a tiro do presidente McKinley. Teddy, por sua vez, morreu em 1919, anos depois de uma presidência em que a residência oficial foi o centro de toda a vida social relevante.

Quase nove décadas depois, é tempo de fazer história de novo. Mas quando Obama, Michelle, Malia e Sasha entrarem no seu futuro lar, a 20 de Janeiro, vão ter uma primeira e longa tarefa. Conhecer todos os seus cantos e descobrir alguns dos acontecimentos que, entre aquelas paredes, marcaram a vida do país ao longo dos últimos dois séculos.


QUANTAS SALAS PARA UM PRESIDENTE?


O plano de 1791 para a nova cidade de Washington, de Pierre Charles L'Enfant, previa um vasto palácio presidencial. Mas Charles foi despedido e o espaço acabou por ser projectado por um concorrente. Com a construção supervisionada por George Washington, a Mansão Executiva foi depois ocupada por John Adams - em 1800. Torna-se conhecida por Casa Branca, nome que adopta formalmente em 1901, com Theodore Roosevelt.


ALA OCIDENTAL


Gabinetes construídos em 1902 por 65 mil dólares.


Nível Superior


Assistentes presidenciais de economia, comunicações, política interna, assuntos legais e redacção de discursos.


Nível do Solo



  1. Consultor de Segurança Nacional

  2. Vice-Presidente

  3. Chefe de Gabinete

  4. Sala Roosevelt - Sala de Conferências

  5. Sala de Jantar - Nível Inferior: Segurança Nacional; Sala de Emergência

  6. Sala Oval - Gabinete Presidencial


RESIDÊNCIA EXECUTIVA


Arquitecto: James Hoban, 1792.


132 quartos Custo: 230 mil dólares


Níveis Residênciais:


7. Sala Oval Amarela - Biblioteca


8. Sala de Estar - Para uso pessoal do Presidente e da primeira-dama


9. Sala Principal


10. Vestíbulo - Usado por Roosevelt como quarto


11. Sala dos Tratados - Escritório do Presidente


Coluna Ocidental:


12. Sala de Jantar de Estado


13. Sala Vermelha


14. Sala Azul - Usada para Recepções Formais


15. Sala de Recepção Diplomática


16. Sala Verde - Guarda a primeira Declaração de Guerra dos EUA, assinada por James Madison em 1812


17. Sala da China


18. Sala Escarlate


19. Sala de Mapas


20. ALA LESTE - Entrada dos Visitantes; Escritório da primeira-dama


21. Sala Leste - Recebe principais funções do Governo


22. Sala de Estar Lincoln


23. Quarto da Rainha; Sala de Estar


24. Quarto de Lincoln quarto de hóspedes


25. Solário



A "PRIMEIRA FAMÍLIA"


FILHAS DE OBAMA



  • Malia - 10 anos

  • Sasha - 7 anos

  • As pequenas são as ocupantes mais jovens da Casa Branca desde 1977

  • Como anunciou no discurso da vitória, Obama vai permitir finalmente às filhas que tenham o há muito desejado cachorro

  • Futura escola das meninas - pais estão divididos entre a Georgetown Day School e o Colégio Sidewell Friends (o de Chelsea Clinton)

MICHELLE OBAMA - 44 anos



  • Foi criada num apartamento que só tinha um quarto

  • Aos quatro anos já lia; saltou a segunda classe. Fez parte de uma turma de sobredotados

MARIAN ROBINSON


Mãe de Michelle



  • Vai mudar-se para a Casa Branca para ajudar a educar as netas e tomar conta delas

DESPORTO



  • Na Casa Branca, o primeiro presidente afro-americano dos EUA deverá continuar a fazer desporto regularmente. Atlético, o sucessor de Bush tem sido fotografado repetidamente a jogar basquete ou a sair do ginásio

APOIANTES DE OBAMA


Possíveis convidados frequentes da futura presidência:



  • Oprah Winfrey

  • Brad Pitt

  • Angelina Jolie

  • George Clooney


Baseado em Texto de: VASCO VENTURA




Sem comentários: