Mesmo contra as vozes que se levantam em protesto, o progenitor levou a sua avante. Fontes próximas, afiançaram ao jornal The Sun que Jeff pagou do seu bolso - não mexeu num único tostão do fundo de quatro milhões de euros que Jade deixou às crianças. E que só o fez pelo bem-estar dos filhos, pois tem a certeza que a viagem vai distraí-los e ajudará a ultrapassar a dor. Ao todo serão três semanas a desfrutar dos ares do outro lado do Mundo. Bem longe dos olhares indiscretos, onde aproveitarão também para passar a Páscoa em Melburne, junto de amigos próximos. Consta que o primogénito, Bobby, é quem mais tem sofrido com a morte da mãe. Ao inverso, o mais novo, Freddie, por ser mais infantil, nem se deu conta do drama.
Ressalve-se que há um mês que as crianças estão a viver com o pai. Uma decisão que partiu de Jade, que, antes de entrar em coma, teve tempo de pedir que afastassem os filhos do cenário mórbido em que estava mergulhada. A partir de agora, as crianças orfãs de mãe ficam a tempo inteiro com o pai, que detém a custódia total. Caberá também ao conhecido apresentador britânico - que teve a ingrata tarefa de dar a notícia da morte de Jade - gerir a herança de quatro milhões de euros que a antiga assistente de dentista deixou aos filhos.
- Conseguiu juntar fortuna para os filhos
- Criou um movimento para alertar na luta e prevenção contra o cancro
- Casou-se de branco na igreja
- Baptizou os filhos e cumpriu o sonho de se baptizar
- Despediu-se de familiares e amigos
- Morreu em casa
O QUE NÃO CONCRETIZOU...
- Não teve a menina que tanto desejava
- Não viu os filhos crescer e a ter uma exímia educação
- Não se despediu do irmão
- Não conseguiu que o irmão fizesse as pazes com a mãe de ambos
- Não chegou a ver a mãe com os dentes arranjados, como chegou a pedir
- Os filhos não foram ao funeral
CARTA AOS FILHOS
Querido Bobby e Freddie, mandei fazer este livro para que um dia possam lembrar-se dos bons e divertidos momentos que passámos (...) Agradeço a Deus pelo valioso tempo que passamos juntos. Vocês são a prova de que vivi. Vou amar-vos para sempre.
Mãe
17 FACTOS SOBRE O FUNERAL
- Cortejo - 21 carros percorreram as ruas desde o sul de Londres (onde cresceu) até Essex (onde habitou). O caixão foi transportado num Rolls-Royce, seguido por quatro limousines Daimler e um Bentley
- Cerimónia - Decorreu na Igreja de St. John The Baptist em Buckhrest Hill, que tem capacidade para 350 pessoas
- Roupa - Jade foi sepultada com o vestido de noiva (uma criação do estilista espanhol Manuel Mota, no valor de 3800 euros, oferecido por Mohamed Al-Fayed). Levou também a aliança de casamento e algumas fotografias dos filhos
- Ode - O marido, Jack, leu um poema, intitulado If Only
- Outra ode - A melhor amiga, Kate Jackson, discursou
- Convidado especial - Michael Jackson esteve no funeral
- Banda Sonora - O serviço religioso teve início ao som de All Things Bright and Beautifull, de Paolo Nutini (a música favorita de Jade). E encerrou com o tema do mesmo autor, Last Request (a música do casal)
- Homenagem - Milhares de mensagens foram escritas num livro, depositado na Igreja
- Televisão - A cerimónia foi transmitida em directo no Channel 4. Foram colocados plasmas no exterior para que os fãs assistissem à homenagem
- Vendas - Com vista a contribuir para a causa na luta contra o cancro, foram postas velas à venda
- Segurança - A empresa Plumouth ficou encarregue pela vigilância. Vários homens escoltaram a família e afastaram os paparazzi
- Polícia - Agentes de autoridade foram destacados para manter ordem. Pelo menos duas ruas foram encerradas - das 11h00 às 14h00 - por onde passou o cortejo
- Última morada - Jade foi sepultada no Epping Forest Burial Park, em Essex, local onde costumava passear com os filhos
- A vida dela em filme - Inspirado na sua forma de viver, Nick Love está em negociações para realizar uma película sobre Jade
- Proclamada santa - Jonathan Blake (sacerdote anglicano que a casou) diz que "Jade é uma santa, um exemplo de proporções bíblicas"
- Roupas em leilão - Jack Tweed quer leiloar roupas e objectos da mulher, para contribuir na luta contra o cancro
- Tatuagem - "Call Me And I Will Answer" é a frase que Jack vai tatuar em homenagem à mulher.
GUERRA SURDA
"Ela quer que o Jack esteja presente na vida dos filhos. Afinal, quando foi viver com ela, o pequeno Freddie tinha apenas 18 meses. Jade sabe que não vão ter uma mãe no futuro, por essa razão quer que os filhos tenham dois pais para manter a sua memória viva", declarou um amigo, poucas semanas antes de Jade morrer. Nesta altura, já os ânimos estavam exaltados entre os J's (Jack e Jeff) da vida dela. E consta que só não declararam guerra aberta para não a importunar.
Mantiveram-se em silêncio, mas evitaram cruzar-se e trocar uma palavra que fosse. Segundo fontes próximas, o apresentador de televisão de X Factor nunca aceitou a escolha da ex-companheira. Sempre considerou que Jack - condenado a uma pena de prisão de 18 meses, por assalto à mão armada e agressão física a um menor - nunca respeitou Jade. Traiu-a e não é, de todo, um bom exemplo para as crianças. Tendo em conta a sua opinião, é óbvio que nunca o impressionou favoravelmente que o padrasto de Bobby e Freddie aparecesse lado a lado com os meninos, em momentos importantes como as idas à escola ou as férias e passios em parques de diversão. Em Inglaterra, toda a gente sabe que o viúvo e o ex-companheiro da rainha do sensacionalismo não se suportam. São muito diferentes. Enquanto Jack Twees é boémio, conflituoso e sem grandes aspirações no futuro, Jeff é clamo, amável e carinhoso. Não tem telhados de vidro e é visto como um excelente exemplo para os filhos. Agora que Jade não está entre eles, esperam-se novos episódios desta novela da vida real.
PERFIL DE JACK TWEED
- 21 anos
- Antigo electricista, modelo e aspirante a agente de jogador de futebol
- Deixou os estudos com 16 anos
- Conflituoso e desordeiro
- Foi infiel a Jade
- Tornou-se famoso graças ao envolvimento amoroso com Jade
- Vai cumprir 18 meses de prisão por assalto e agressão
- Recusou a casa, que Jade lhe deixou, mas comprou um partamento numa zona de luxo
- Acerca dele, Jade disse: "Às vezes sinto-me mais mãe que mulher dele"
PERFIL DE JEFF BRAZIER
- Tem 29 anos
- Antigo jogador de futebol, ex-concorrente e vencedor de reality show, actual apresentador de televisão
- Já era famoso antes de se envolver com Jade
- Discreto, pacífico e amável
- Não foi infiel a Jade
- Vai gerir a fortuna dos filhos
- Acerca dele, Jade disse: "Apesar das brigas, ainda o amo. Mesmo que não possa viver com ele, quero usar o esperma do Jeff para ter outro bebé"
NA HORA DA MORTE...
Precisamente dez dias após a morte, Jack abriu o seu coração à Imprensa e contou como foi o último suspiro da rainha do sensacionalismo. Naquela noite "dormi noutro quarto porque ela respirava de forma sofrida. É horrível ver alguém que se ama a lutar para conseguir respirar e não poder fazer nada para ajudar", disse à OK! Sempre que ganhava coragem, deslocava-se ao quarto dela para "beijá-la no pescoço, para confirmar se ainda estava viva. Sabia que ela partiria naquela noite, mas não consegui ficar a vê-la definhar daquela maneira. Jackie (a mãe) esteve sempre ao seu lado. Não dormi, estava acordado à espera que acontecesse. Assim que ouvi Jackie a chorar, apercebi-me. A seguir, fiquei no chão, imóvel e em estado de choque por alguns instantes. Só depois fui ao quarto, agarrei-a, beijei-a e aí quebrei completamente", contou à mesma publicação. Entre as recordações, Jack assegura ainda que Jade - antes de entrar em estado de coma, 48 horas antes de morrer - tinha alucinações e constantes falhas de memória.
A INIMIGA NÚMERO 1
Jade fez inimizades até à hora da morte. Jordan - outro "produto" de reality show, foi uma delas. A troca de galhardetes entre elas foi tão acesa, que os media atropelavam-se para obter as declarações mais ofensivas. Em Outubro, Jade respondia: "Sei que há celebridades que acham nojento que eu faça dinheiro com a minha doença... mas entretanto a mesma celebridade - és tu, Jordan - vende histórias sobre o filho deficiente. Eu nunca disse 'dêem-me um cancro que eu vendo a história'". Consta que Jordan arrependeu-se das acusações e quis ir ao funeral, pedido que os Goody recusaram.
10 FACTOS SOBRE O CANCRO DO COLO DO ÚTERO
Oito em cada dez mulheres contactará com a causa deste cancro ao longo da vida. Por uma razão simples: ao contrário de outros, é sexualmente transmissível.
1. O que é?
O colo do útero é a parte inferior do útero, que o liga à vagina. Ao contrário da maioria dos cancros, a causa deste não é hereditária, mas sim um vírus, o papilomavirus humano, capaz de transformar as células do colo do útero e provocar lesões, que em alguns casos progridem para lesões cancerosas.
2. Como se transmite o vírus?
Através do contacto genital. Não é necessário que haja coito para haver infecção.
3. O que é o papilomavírus humano (HVP)?
Existem mais de 100 tipos, a maioria inofensivos, como os que provocam verrugas. Cerca de 40 tipos afectam a região genital. Destes, quatro são responsáveis pelas doenças genitais mais frequentes:
- 2 tipos de HPV, o 16 e o 18, são considerados de "alto risco", podem provocar cancro do colo do útero;
- Os tipos de HPV 6 e 11, de "baixo risco" podem causar condilomas genitais e alterações benignas do colo do útero.
4. Quem pode contrair?
75% das mulheres sexualmente activas entrarão em contacto com o HPV ao longo da vida.
5. Em que idades costuma manifestar-se?
40% das mulheres com diagnóstico de cancro do colo do útero têm entre 35 e 54 anos. Muitas estiveram expostas ao vírus durante a adolescência e juventude (13-29 anos).
6. Qual o risco de uma mulher desenvolver este cancro?
Em 90% dos casos, o próprio sistema imunitário elimina o vírus do organismo. Quando uma mulher é infectada e o organismo não consegue combater a infecção, podem desenvolver-se células anómalas no colo do útero.
7. Quais os sintomas?
Surgem só numa fase avançada e incluem:
- Hemorragia vaginal anómala
- Dor durante as relações sexuais
- Corrimento vaginal anormal
- Dores pélvicas
8. É muito frequente?
Na Europa é a segunda causa de morte por cancro - a seguir ao cancro da mama - nas mulheres entre os 15 e os 44 anos.
9. Qual a situação em Portugal?
Em 2002, morreram 378 mulheres e surgiram mais de 900 novos casos.
10. Como se previne?
A citologia, o exame ginecológico conhecido por papanicolau é a única forma de detectar a presença de células anómalas no colo do útero. A vacina deve tomar-se a partir dos 13 anos, faz parte do Plano Nacional de Vacinação, a previne a infecção antes que a jovem inicie a vida sexual.
Baseado em Texto de: ANABELA TEIXEIRA FERNANDES
Sem comentários:
Enviar um comentário